Notícias - 192 – SAMU em Mutum

192 – SAMU em Mutum

MUNICÍPIO DE MUTUM INAUGURA BASE DO SAMU

No dia 25 de agosto de 2022 aconteceu, em Mutum, mais uma ação em benefício da população.

Em parceria com o consórcio de saúde CisDeste, o município  recebeu uma BASE do SAMU – SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA.

Sobre o programa:

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

Para o prefeito Paulo Antonio Alvez (avante),  “esta é mais uma conquista do povo mutuense, da população que acreditou e acredita em nossos serviços. Estamos muito felizes e empenhados em buscar cada vez mais recursos e serviços à população. A saúde é uma prioridade de nossa gestão”.

A Secretária Eunice Medeiros, ressaltou a importância da base do SAMU para o município, disse que, “ficamos muito orgulhosos, a gestão do prefeito Paulinho não mede esforços para está atenta às necessidades da população. A base do SAMU, vem numa hora oportuna e nós só temos a agradecer”.

ABAIXO ENTENDA QUANDO CHAMAR O SAMU:

Veja quando chamar o SAMU

– Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;

– Intoxicação exógena e envenenamento;

– Queimaduras graves;

– Na ocorrência de maus tratos;

– Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;

-Em tentativas de suicídio;

– Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;

– Quando houver acidentes/traumas com vítimas;

– Afogamentos;

– Choque elétrico;

– Acidentes com produtos perigosos;

– Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);

– Agressão por arma de fogo ou arma branca;

– Soterramento, Desabamento;

– Crises Convulsivas;

– Transferência inter-hospitalar de doentes graves;

– Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

ATENÇÃO!! VEJA QUANDO NÃO CHAMAR O SAMU:

Quando não chamar o SAMU 192

– Febre prolongada;

– Dores crônicas;

– Vômito e diarreia;

– Levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames;

– Transporte de óbito;

– Dor de dente;

– Transferência sem regulação médica prévia;

– Trocas de sonda;

– Corte com pouco sangramento,

– Entorses;

– Cólicas renais;

– Transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio;

– Todas as demais situações onde não se caracterize urgência ou emergência médica.

Fonte: Governo Federal – SAMU